domingo, 18 de janeiro de 2009

Gentil Fera

Agora sei
Fui apresentada a tal.
Que gentil essa fria personagem,
Não é de muita conversa.
Costuma devolver os questionamentos
existenciais
com outros vários.
Isso, quando não te deixa
sem respostas.
Tantos me falavam
e eu não queria saber.
Pensava: não tenho tempo a perder
ficando a sós com essa fera.
Ela ainda me devora o pensamento!
(antes tivesse confiado a ela todo meu tempo ocioso!)
Eis-me aqui, só.
Não é tão insuportável!
Sozinha
Tomar sorvete,
Ir ao cinema no domingo à tarde,
Organizar o guarda-roupa,
a estante de livros, aproveitando
para selecionar a leitura da semana,
aquele livro que nunca terminei, olha só!
Cuidar dos amigos que sempre entendiam
A ausência.
Tantas coisas, tantas.
Mas, principalmente, cuidar de mim.
Ouvir meus pensamentos
Descobrir o prazer de ficar só
e ainda assim estar bem acompanhada.
Não digo que prefiro assim, mas,
tenho aprendido muito com essa gentil fera.
Entre, solidão! A porta está aberta,
estava mesmo precisando da sua companhia.

Anne,
2009

Nenhum comentário: